terça-feira, 2 de março de 2010

Serviço Público

Há uns dias fui tirar o cartão do cidadão. Impressão digital para aqui, assinatura digital para ali, foto digital para acolá... E nesta fiquei linda. Só ficou a faltar a camisinha branca às riscas pretas e a foto de perfil. E uma placa com um número, claro! Que coisa horrorosa. Ainda mostrei o meu belo sorriso, um microssegundo antes do não pode sorrir, minha senhora! Boa.
Quando o fui buscar, e na certeza que estava absolutamente assustadora, acabei por ver o lado positivo do cartão do cidadão. Finalmente o número de cartões na carteira havia sido reduzido drasticamente. É prático.
A funcionária pediu-me os documentos anteriores e inutilizou-os recorrendo a uma máquina muito sofisticada chamada furador. Tudo bem - pensei - agora estão todos os meus dados num só documento... E quando cheguei a casa tratei logo de abandonar os documentos antigos algures numa caixa do escritório.
Mas o problema foi hoje. Fui actualizar a minha situação e do S no centro de saúde. Como mudámos de zona, agora o nosso centro é outro, aqui bem perto de casa, até. Tudo corria bem, até que a senhora me deu uma folha A4 que devo utilizar quando recorrer ao SNS. E porquê? Porque não têm leitor do cartão do cidadão e na loja do cidadão este foi mutilado precisamente em cima da banda magnética.
E eu toda contente pois agora sempre que comprasse uma carteira não precisava preocupar-me com o tamanho estúpido do BI e tenho de andar com folhas dobradas dentro desta. Esta gente não tem mesmo sentido nenhum de estética.

|Imagem - Ellen Pompeo|

29 comentários:

sakura disse...

Lol :)
Só visto! Eu também tenho uma foto no cartão do cidadão de meter medo ao susto...mas acho que a grande maioria ficou tão mal. Quanto à folhinha A4 do centro de saúde não há nada a fazer... Um passo em frente em direcção ao simplex e ao futuro...e um passo atrás em direcção a...onde mesmo? ;)

Bjinhos***

Pandora disse...

Txiiiii... a sra que te atendeu foi parva. E eu explico. Em Dezembro também fui tirar o meu CC, e quando o fui levantar a sra que me atendeu inutilizou todos os cartões EXCEPTO o de saúde, precisamente porque em alguns sítios ainda o pedem. Agora devias lá ir reclamar...
Bjitos

Raquel A. disse...

LOL!

Este País não tem emenda! E aposto que também não deves ter médico de família, não? Se for como nós aqui... disseram que temos que esperar porque os Doutores já têm muitos utentes. Devem estar a contar que alguém morra entretanto... Pfff!

**

L'Enfant Terrible disse...

Pior que sentido de estética é mesmo falta de sentido prático. Tenho uma dessas folhas aos anos na carteira, a desfazer-se porque não me fazem outra! Cada vez que lá vou colocam-me um carimbo a prorrogar! Um destes dias tenho um monte de pó de papel na carteira!

Joana disse...

eu nao tirei ainda o CC! mas como nem no BI a foto se aproveitava...

LOL!

bjinho*

Carla disse...

Olá *B*ezinha...

Tu esqueces-te-te que estas em Portugal, que quando se arranja uma coisa estraga-se a outra.
Este pais nao tem emenda.
E as estradas deste nossso pais. Uma vergonha, para onde vai o dinheiro dos nossos impostos.
Vergonhoso.

Jane Doe disse...

looool
que cumulo!

Marta disse...

Pois, a mim aconteceu-me uma parecida. Fui a uma consulta no Hospital de Sta Maria. No final, queria pagar a consulta e tinha um fila interminável à minha frente. Se aqui a menina tivesse o cartão do utente na carteira, bastava ter ido à maquinazinha (onde não estava ninguém porque os 50000 velhotes que estavam à minha frente não gostam de máquinas), pagava e andava! Assim não tive outro remédio senão ficar mais de meia hora na fila para pagar. Bah!

António Soares disse...

A mim alteraram-me o numero de eleitor... para um que já existe =D

Kikas disse...

eu não andava com o b.i. por causa disso mas agora é uma maravilha! lol que atire a primeira pedra a pessoa que achar que na foto do cartão do cidadão não ficou parecido com um cigano ou com um recluso. eu faço parte da segunda categoria!
epá, isso é realmente uma chatice :x

Alex Fernandes disse...

haha eu tenho bilhete de identidade, não CC! :O

Bloguótico disse...

LOOOL... ainda permaneço fiel ao B.I., mas apenas por falta de tempo e excesso de preguiça!! :D
Knt ao cartão de saúde, cheira-me que terei o mesmo problema que tu, também por causa de alteração de centro de saúde!! :|

Nokas* disse...

Em Portugal nunca há papeis a mais, devem pensar as pessoas que estão acima de nós. Burocracias e papéis - nós somos reis nisso!

Anónimo disse...

Olá de novo!
Exactamente parece que estou a ver o mesmo filme.,,, a cena é exactamente a mesma só os protagonistas são diferentes :-)

Sabes B, a minha mãe é que tinha razão, antes de ser Cartão do Cidadão, este documento chegou a ser conhecido como "CU" (cartão unico).
Dizia ela: "agora andamos com o "CU" para todo o lado".

Como a lingua portuguesa é traiçoeira, os senhores decidiram mudar o nome do "CU" para Cartão do Cidadão.
Realmente foi uma mudança consideravél se pensarmos que de unico esta cartão não tem nada.

Para além de nos furarem todos os documentos, obrigam-nos a andar com um dossier para colocarmos todas as folhas A4 provisórias, dos serviços que não dispõem do dito leitor magnético.

Mas se analisares bem a questão, bate tudo certo no final:
1º-o"CU"
2º- o "buraquinho"" nas folhas A4 para colocar no dossier
Vai tudo naquele sentido.

Desculpa o baixo nível da minha opinião, mas é muito "profunda".

Eu até acredito e fico contente, que Portugal se queira modernizar nos seus serviços, mas para quê colocar o carro em frente dos bois.

Enfim, "eles" é que sabem!!!!
Somos os lusitanos....

Afinal que andam a fazer à nossa identidade????

Bj
M

continuando assim... disse...

convite para a seguir a história de Alice
lá no ...continuando assim...


bj
Teresa

Anónimo disse...

Ando há seculos para fazer o CC, mas deve ser mesmo por preguiça e por ouvir tanta gente a dizer que na foto, oh se tem um milagre e se fica bem ou então, mais vale sair da cama e ir directo para lá... que o efeito é identico :S
Mas se o fizer, vou ter em atenção sobre o cartao de saude, já que neste pais --'
E ainda dizem que estamos (portugal) a melhor --'
Pergunto-me onde --'
Ao ler os outros comentários, vi sobre falta de medico de familia por terem demasiados utentes... Bem, no algarve, o meu irmão anda a 3 anos a tentar ter um que "fique com ele"... Eu, cheguei de frança, e pimba, arranjei dois --'
Vai-se lá entender --'
(Desculpa o testamento :P)

continuando assim... disse...

convite para a seguir a história de Alice
lá no ...continuando assim...


bj
Teresa

Lia disse...

estas em portugal mulher...querias o quÊ?

Margarida disse...

Eu nem olho para a foto do Cartão do Cidadão! Tenho medo de mim mesma!!... É muito mau de facto!

Mas olha, eu teria um orgulho imenso nesse Centro de Saúde. Evoluído como esse não encontramos em lado nenhum! Fantástico!

Sorriso disse...

LOL
Também há pouco fui tirar o meu CC e disse precisamente o mesmo que tu: só falta, na foto, a placa numeraria. LOL O que mais estranhei foi o facto de ter que ficar a olhar para cima. lol lol Enfim...
Mas realmente, inutilizaram-me todos os cartões excepto o de saúde e o de leitor, pois em alguns locais ainda os podem pedir...
Enfim.. inventaram o cartão antes da máquina, deu nisto... lol

Beijinhos

Cat disse...

Realmente! :O

Anónimo disse...

Realmente, que coisa mais estupida!
Até me tiraste a vontade de ir tirar o meu :(. Sim, não vá eu estar a morrer e eles me pedirem para assinar papeis ou assim lol.
beijinho*

SolitaFit disse...

Heheheh!!!

Eu ando a tentar ter coragem para ir tratar do meu precisamente por causa dessa folhinha.

jokas

Madame Butterfly disse...

A sério que não podemos sorrir??Vou ficar uma monstruosidade!!!!!!

*B* disse...

Miss Kitty, tenho médica de família porque é amiga da minha Mãe, porque mal cheguei lá para fazer a transferência, a funcionária começou logo a mandar vir!
Talvez não seja justo eu ter só porque tenho conhecimentos, mas desenrasquei-me, sabes?

*****

Marta, :S
Coitada!

*****

Swad, é porque o teu voto é mais importante! ;p

*****

C, sê bem-vinda!

:)

*****

DESCULPEM NÃO RESPONDER A TODOS... ANDO TÃO OCUPADA!
MAS BEIJINHO ENORME, SIM?!?!?!
;)

Anónimo disse...

não se pode sorrir?! medo!

*B* disse...

Sabor Adocicado*, não pode mesmo! Pelo menos eu não pude e conheço mais gente na mesma situação!

:)

E eu que adoro sorrir.............. :)

Miss Kin disse...

Diz que é o simplex! lol É mais simplex andar com uma folha A4 dobradinha...

*B* disse...

Miss Kin,


[lol]