quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vá Para Fora...

Acho tão engraçado aquelas pessoas que dizem de peito cheio que já foram 4 vezes à República Dominicana, 5 ao México e 7 ao Brasil e nunca tiveram curiosidade em conhecer, por exemplo, os Açores e a Madeira. Algumas delas mal conhecem Portugal Continental.
[Porto Santo, Madeira]

[Ilha Terceira, Açores]

Talvez seja eu que sou esquisita, mas qual o interesse em conhecer o que está lá fora sem dar primeiro valor ao que está cá dentro?

|Imagens - Minhas|

34 comentários:

Sofia disse...

Tem sido o meu lema, quero primeiro saber de cor o meu país!

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Hummm...passo o tempo a ouvir isso e embora perceba o que queres dizer não percebo a obrigatoriedade de conhecer Portugal antes de conhecer o estrangeiro...acho que não há propriamente uma sequencia lógica, que eu me aperceba...No meu caso foi mais uma sequência monetária :)

Quando regresso de ferias grande parte dos colegas de trabalho mandam logo para o ar:"Ai conheces tudo lá fora, mas cá dentro..." ou "Eu prefiro mil vezes as praias da Costa do que as praias das caraíbas...é tudo igual..."

Pela parte que me toca já estive nos Açores e Madeira (duas vezes por acaso) e porque dantes não podia viajar para fora (não tinhamos possibilidades para isso), viajei muito ca dentro do país...O facto de ter familia no Algarve, Alentejo, Minho e Trás-os-Montes também ajudou.

E aprecio muito o nosso Portugal.Muito mesmo!

Mas honestamente, honestamente e sem peito cheio...adoro pasmaceirar em Punta cana e regressava todos os anos ao México, um país que me diz muito, tanto, tanto que foi o escolhido para renovar os nossos votos e casarmos pela Igreja, há 3 meses atrás.

Dito isto, compreendo o que dizes ;) mas no que á minha experiencia diz respeito, não se aplica ;)

Sofia disse...

E mesmo no continente existem sítios fantásticos, que a maioria das pessoas nem sequer conhece... É uma pena, mas damos mais valor ao que há lá fora...

^^

La Boheme disse...

Eu sou completamente apologista do "vá para fora cá dentro". O nosso país tem tantas mas tantas praias, campos, paisagens,etc., etc. tão bonitas e encantadoras:)Gosto especialmente do Alentejo.
bjs linda

Imensidão dos dias disse...

Eu adoro viajar, conhecer o mundo, ams não conhecer um país como o nosso considero um desperdicio. porque realmente Portugal tem lugares magnificos. :)

Nokas disse...

Não diria melhor!!

Ana disse...

E o mais engraçado é que, muitas vezes, nessas viagens, essas mesmas pessoas estiveram enfiadas em resorts, ou seja, não conheceram praticamente nada dos países onde foram.

Fiona disse...

Nem mais!! E o nosso Portugal tem tantos tesouros escondidos mesmo à espera de pessoas para irem atrás deles e viverem momentos de sonhos! Temos muita gente por aí que não dá valor ao País que tem, cada vez mais me convenço disso... E é pena que assim seja.

alexandra disse...

tens toda a razão.
:)

*B* disse...

Sofia, e é tão lindo, não é?

:)

*****

Framboesa, até que enfim que alguém expõe as coisas dessa forma. Não é de pessoas como tu que falo, sabes? O que dizes eu concordo e apoio [até porque não sou hipócrita e também quero ir à Rep. Dominicana, México e Brasil, como digo no post], a questão são aquelas pessoas que vão lá para fora, não necessariamente primeiro do que conhecer o nosso País, mas que nem sequer têm curiosidade de o fazer, entendes? Tu não. Tu conheces o que é nosso. :)

E relativamente à renovação dos vossos votos, deve ter sido LINDO! Parabéns.

:)

*****

Sofia, verdade.

*****

La Boheme, eu também ADORO o Alentejo.

*****

Imensidão dos Dias, exactamente.

*****

Nokas, :)

*****

Ana, precisamente. Ainda que, por vezes, férias sem fazer nenhum também fazem falta, mas eu falo por mim: não gosto muito.

*****

Fiona, é pena, mesmo.

*****

Things, :)

PrincesSu disse...

Eu gosto das duas coisas :)

Conhecer o nosso país e outros também :)

Por exemplo todos os anos passamos dias no Gerês com amigos e é sempre diferente com tanto que tem pra descobrir lá :)
Também gostei muito de Porto Covo, Albufeira, Figueira da Foz, Coimbra, Lisboa, Luso, Bragança... etc e etc...
É verdade... portugal tem lugares lindissimos!
Mas para alem de os querer conhecer, também quero conhecer outros lugares e culturas...
Adorei conhecer o Egipto, o Mexico, Suiça, Paris, Sevilha...

Todos os paises têm o seu encanto!!
E embora Portugal tenha praias lindissimas, não se comparam ás das Caraíbas... isso não :)
Só pela agua quentinha vale a pena... lol

Mas percebo o que dizes!
A mim mete-me mais confusão ouvir pessoas a dizer que já foram para ali e para acola, mas que não conhecem nada pois nem sairam dos hoteis... lol
Esses sim, metem-me confusão!!! :)


Bjinhos
Su

*B* disse...

PrincesSu, mas eu também quero conhecer o mundo lá fora, mas o nosso País é tão maravilhoso!

E concordo quando dizes do pessoal que já vai para ali e para acolá, mas que não conhecem nada pois nem saem dos hotéis!

[lol]

Beijinho :)

Turista disse...

Querida *B*, pelo meu blog, já percebeste que eu sou ma fervorosa adepta, do "vá para fora, cá dentro"! :)

Pepper disse...

A questão aqui será: e qual o interesse em ir 4 vezes à RD e ao México? Ficar bronzeado?

Dina disse...

Concordo perfeitamente ctg! Conheço peças dessas que só conhecem Lisboa e o mundo! Adoro conhecer países e culturas diferentes, mas também vamos conhecendo as regiões do nosso país. E estou ansiosa por conhecer os Açores!

Joana disse...

desculpa mas o meu primeiro pensamento foi que se calhar essas pessoas tao viajadas sao as primeiras a queixarem-se das crises nao?
eu concordo em absoluto ctg... temos um país bem giro para ser explorado!

Cat disse...

Como eu concordo contigo! Quero imenso sítio mas digo sempre "mas não antes de ir à Madeira", que não deve passar deste ano. ( Os Açores já conheço, adoro!).

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Ainda venho dar mais uma achega :)
De há uns 10 anos para cá vou passar as duas primeiras semanas de Setembro ao Algarve, para uma zona (ainda) preservada do turismo de massas...Muitas vezes me interrogo se trocaria esteas duas semanas com o meu marido lá em baixo no nosso cantinho, por outras duas semanas lá fora...e embora eu seja doentiamente doida por conhecer o mundo (mesmo, mesmo) nunca sei o que responder neste caso...Espero nunca ter que escolher ;)

AlexandraPaixão disse...

Concordo contigo!
O nosso país é maravilhoso, é pena nem todos lhe darem uma oportunidade.

Ana Pinto disse...

Quando temos tanto para conhecer cá dentro! Muita coisa boa e bonita.
E há tanta gente assim, como descreveste.

Juca disse...

A minha vida são viagens. Todos os dias lido com viagens e mais viagens e, acredita, que trabalho numa das agências mais movimentadas!

Férias em Portugal, para a maioria dos clientes, é igual a Algarve. Há alguns casos em que pedem outros locais, mas para um "escapadinha". O caso do Alentejo é flagrante numa situação: a falta de alojamento (não falo de privados) na Costa Vicentina e periferia, por exemplo, faz com que muitos desistam de umas férias ditas diferentes. E depois outra questão deveras importante nos dias de hoje: o valor da viagem. Caraíbas consegue estar ao mesmo valor de umas férias no Algarve (sendo que falando em Caraíbas é um pacote - voo+transfers+hotel+regime TI) e no Algarve não, pelo menos com o mesmo valor se formar um dito "pacote".

Com isto, não quero que penses que estou em desacordo contigo e com os demais leitores, porque antes de aconselhar o exterior começo sempre pelo que é Nosso, visto ser uma forma de incentivar o "vá para fora cá dentro" e fazer com que as divisas circulem sempre dentro do nosso país, mas o panorama é este.

Os meus pais sábado vão à Madeira :) (by the way :p)

Beijinho B*

SuperSónica disse...

E Portugal é lindo...

Patrícia disse...

Eu quero conhecer alguns lugares de Portugal antes de ir ao estrangeiro, mas não condeno quem queira o contrário. Até porque se eu pudesse viajava já para diversos países a que gostava de ir. Acho que nestes casos não é preciso seguir uma sequência apesar de Portugal ter sítios muito bonitos, pode-se visitá-los em primeiro ou segundo lugar, a meu ver é igual. Muitas vezes o critério é mais de ordem financeira penso eu.

Beijinhos

Xs disse...

Eu ainda não conheço nenhuma dessas ilhas!
Mas tenciono ir lá um dia!
Hoje.... hoje vou mesmo para fora!
Está quaaassee!

*B* disse...

Manuela, e assim é que é, querida.

:)

*****

Pepper, é mais isso que me faz confusão: não é só ir para fora, é ir sempre para o mesmo sítio e, apesar de eu exagerar no post, conheço casos assim. Sério.

*****

Dina, nem mais. Açores? Ainda só conheço a Terceira, mas garanto-te que vais AMAR. :)

*****

Ju, acertaste na mouche. E não é que são mesmo?!

*****

Catzinha, a Madeira... Ai a Madeira... :)

*****

Framboesa, acredito querida. Eu também espero.

:)

*****

MaGu, sim! :)

*****

Sofia, conheço alguns exemplos.

*****

Joaninha, tens razão. Tenho noção dos preços, como falas. Eu tento sempre comprar com antecedência, fica mais em conta - como tu tão bem sabes [em particular o avião] -, mas é mais caro, por vezes, o Algarve do que outros destinos fora.

E quanto à viagem dos Pais, desejo que corra tudo bem. Eles vão AMAR! :)

*****

SuperSónica, LINDO!

*****

Patrícia, sim, não é a sequência, ou seja, não acho que se deve ir SÓ conhecer Portugal antes; a questão é ir tanta vez aos mesmos locais no estrangeiro e não conhecer o que é nosso [nem ter curiosidade]. E concordo com o que dizes.

:)

*****

Xs, boa viagem! :)

Anónimo disse...

Quando era miúda ia todos os anos para Porto Santo. E quando digo todos os anos, era mesmo todos os anos porque nunca variava :)
Em relação a destinos longínquos, nunca fui além da Europa, mas claro que quero ir um dia. E percebo o que queres dizer porque se eu tenho perdido muito por ainda não ter conhecido o Brasil e o México (e certamente que perdi), aqueles que não têm curiosidade em conhecer o nosso país estão também a perder coisas magníficas. Nem melhores, nem piores que as que se podem ver além fronteiras, apenas igualmente interessantes.

Miss B-Beautiful disse...

Eu sempre que puder, e hoje em dia posso, amanhã não sei, irei para fora. Tenciono conhecer várias cidades com culturas bem distintas da nossa. Concordo com a Framboesa que não há uma sequência lógica. Não temos que conhecer Portugal de norte a Sul para depois, e só depois, conseguir comparar com o estrangeiro. Todos conhecemos a nossa realidade!! O que é que ir de férias para o estrangeiro tem de condenável? Não estou a ver...

Um dia irei aos Açores, sem dúvida. Não será este ano e talvez nem para 2012. Mas será um dia, certamente. Acredito que serão umas ferias maravilhosas, como outras que fiz além fronteiras. Todas as experiências contam! Não se zangue com quem vai para fora!

*B* disse...

Uma cereja no topo, bem-vinda.

Eu também quero muito conhecer o mundo, nada de hipocrisias, mas sentir-me-ia mais pobre se não conhecesse o nosso país!

:)

*****

Miss B-Beautiful, zangar? Ir de férias para o estrangeiro é condenável? Acho que não entendeste bem o meu post, mas talvez seja por causa da minha última frase. Ninguém disse que tem de haver uma sequência lógica e ninguém disse que se deve conhecer Portugal antes do estrangeiro; o que me refiro - e expliquei nos comentários - é mais as pessoas que repetem destinos sucessivamente sem conhecer o nosso país e NEM TER curiosidade para tal, que é exactamente o que digo no início do post. E um dos meus sonhos é conhecer o mundo. Outras culturas. E sim, eu optei por conhecer [não tudo, ainda] primeiro a nossa. E acredita que há viagens cá em Portugal mais caras do que no estrangeiro - Açores, por exemplo, apesar de não ter sido o meu caso!

Mas quanto aos Açores: perfeito. Vais amar!

Beijinho :)


[caganda tristeza: sábado, duas da manhã e eu no blog! ;D]

Moleskine disse...

corroboro completamente!
Sou das ilhas, estudei em Portugal Continental, e conhecia muito mais do nosso país do que os amigos do "Continente".

*B* disse...

Moleskine, ah pois, acredito!

S disse...

Conheço quase Portugal inteiro e Conheço imensos países das Caraíbas, Estados Unidos, Canadá, México, Espanha e França...ainda não fui às ilhas pois tem sido complicado com as leis e what not, mas concordo plenamente contigo, há que ter orgulho no nosso país natal!

*B* disse...

Ché, :)


Beijinho.

Cristina Ferreira disse...

Concordo mesmo, tem de se dar valor ao que é nosso, já fui na Madeira 2 vezes , é lindo demais. bjus

*B* disse...

Cris, bem-vinda!

Ai a Madeira... :)



Beijinho especial*